Traga este projeto para sua gestão e ajude a transformar a vida de milhares de mulheres por meio da qualificação profissional.
O desenvolvimento econômico é um resultado de inúmeras ações com várias frentes de atuação, entre elas temos a capacitação profissional! E de forma mais específica, a capacitação de mulheres! Hoje muitas mulheres fazem dupla jornada na gestão do lar e em empregos informais, segundo a PNAD Contínua de 2022 do IBGE:
“Ainda que sejam mais da metade das pessoas em idade de trabalhar, a taxa de participação delas na força de trabalho foi de 53,3%, enquanto a dos homens era de 73,2%, o que representa uma diferença de 19,9 pontos percentuais (p.p.). “Há uma relação dessa diferença com o fato de as mulheres se dedicarem mais às tarefas de cuidados e afazeres domésticos. Isso impede que elas participem mais do mercado de trabalho”, explica André Simões, analista do estudo.”
Além de um recorte de gênero, há também a análise racional. No primeiro trimestre de 2024 o mesmo estudo constatou que:
“A taxa de desocupação por sexo foi de 6,5% para os homens e 9,8% para as mulheres no primeiro trimestre de 2024. Já a taxa de desocupação por cor ou raça ficou abaixo da média nacional para os brancos (6,2%) e acima para os pretos (9,7%) e pardos (9,1%).”
O Pará, assim como muitas outras regiões do Brasil, enfrenta desafios significativos no que diz respeito à inserção das mulheres no mercado de trabalho. O “Relatório Especial Mulheres no Mercado de Trabalho Paraense” produzido pelo Observatório Paraense do Mercado de Trabalho da Universidade Federal do Pará nos mostra alguns dados importantes que ilustram essa realidade.
“A análise dos dados revela uma realidade historicamente evidente:
em geral, as mulheres possuem os menores níveis de ocupação e uma tendência
decrescente nesse aspecto. Isso se deve, em grande parte, à concentração de suas
ocupações em segmentos mais precários e menos remunerados, tais como trabalho por
conta própria e serviços domésticos.”
Diante desse cenário, o programa Qualifica+Mulher, uma iniciativa do INESQ – Instituto Nacional de Empoderamento Social e Qualificação em parceria com o Ministério da Mulher e o Governo Federal, surge como uma solução para a mudança de realidade.
Lançado no último dia 01/08/24 e com atuação em 10 municípios, o programa oferece cursos profissionalizantes nas áreas de beleza como de Cabeleireiro, Barbearia, Estética Corporal (Massagem), Estética Facial (Designer de Sobrancelha) e Beleza Empreendedora (Manicure e Pedicure). Visa empoderar mulheres, proporcionando-lhes autonomia financeira e a oportunidade de construir um futuro mais promissor.
O programa Qualifica+Mulher acontece de forma gratuita e os cursos são oferecidos de forma itinerante em uma carreta preparada e desenvolvida para acolher essas mulheres durante o seu processo de qualificação que tem duração de um mês.
A mulher paraense desempenha um papel fundamental na manutenção de suas famílias. Ao capacitar essas mulheres, o Qualifica+Mulher não apenas contribui para o desenvolvimento econômico do estado, mas também fortalece o tecido social, elevando a qualidade de vida de milhares de pessoas.
O empreendedorismo feminino é uma força cada vez mais presente na sociedade. Ao oferecer cursos de beleza empreendedora, o Qualifica+Mulher estimula a criação de novos negócios, gerando renda e empregos.
Mas afinal, quais os benefícios do Qualifica+Mulher para a sociedade como um todo? Além de empoderar mulheres e gerar renda, o programa também contribui para o desenvolvimento econômico do estado. Estudos demonstram que o investimento em qualificação profissional gera um retorno significativo para o país, gerando aumento da arrecadação de impostos e da redução dos gastos com programas sociais.
O Qualifica+Mulher é mais do que um programa de capacitação; é uma ferramenta poderosa para transformar vidas e construir um futuro mais justo e próspero para o Pará. Ao capacitar 2.000 mulheres em diversas áreas da beleza, o programa gera novos empregos e aumenta a renda média das participantes. Essas mulheres, antes dependentes, agora são protagonistas de suas próprias histórias.Todo apoio para a expansão desse programa é, também, uma contribuição para alcançar os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial a igualdade de gênero e o trabalho decente. O INESQ segue firme para Sonhar, Qualificar e Transformar vidas.
Sobre o INESQ:
O Instituto Nacional de Empoderamento Social e Qualificação é um agente de transformação sem fins lucrativos que executa projetos de impacto público voltado para qualificação profissional de pessoas em vulnerabilidade social. É responsável pelo Qualifica DF móvel que a cada mês capacita cerca de 700 pessoas em toda a região do Distrito Federal e tem a meta de formar cerca de 2000 mulheres com a carreta itinerante no estado do Pará. São utilizados recursos parlamentares de forma consciente, com transparência em toda a prestação de contas, para gerar maior índice de empregabilidade e desenvolvimento social e econômico para populações de baixa renda com cursos profissionalizantes.
Referências: